OS EMOJIS COMO COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL ✋❤💋💛💘😇😡😍😂💙👌👐
Atualmente, a comunicação tem
passado por um processo de transformação com a chegada da tecnologia. O mundo
virtual e a alta quantidade de entretenimentos na sociedade têm possibilitado
uma rotina recheada de atividades. E para acompanhar esse novo mundo tão
agitado, surgiu a comunicação através de imagens.
A língua, como todo sistema complexo,
está sempre em transformação. Ela muda no tempo e no espaço. O conceito de
língua como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC) foi introduzido no artigo
seminal de Larsen-Freeman
(1997) e, desde então, vários estudiosos da linguagem vêm
analisando fenômenos linguísticos à luz da complexidade (ver, dentre
muitos, ELLIS e
LARSEN FREEMAN, 2006; PAIVA e
NASCIMENTO e seus colaboradores, 2009; BEL-ENGUIX,
G. e JIMÉNEZ-LÓPEZ, M. D. e seus colaboradores, 2010; ELLIS, 2011; BYBEE, J. e
BECKNER e seus colaboradores, 2015; KRETZSCHMAR,
2015; OLIVEIRA,
2015; SILVA e
RODRIGUES, 2015; SILVA e
LEITE, 2015).
Apesar da complexidade da
linguística, acredito que que as tecnologias de comunicação e das mídias
sociais são também elementos do SAC, pois afetam o desenvolvimento da
linguagem. O que podemos observar na interação mediada pela tecnologia, nos
permite afirmar que novos comportamentos discursivos também emergem a partir da
inter-relação entre as experiências, a interação social, os mecanismos
cognitivos, as possibilidades e as restrições tecnológicas. Um exemplo é o
uso crescente da multimodalidade.
A interação sempre foi multimodal.
Usamos palavras, entonação, expressões faciais, e gestos para interagir com os
outros. Como pontua Kress (2010,
p.5), "os gestos estão presentes em todas as culturas, mesmo que em formas
bastante diferentes" e sabemos que as imagens aparecem na comunicação
humana desde a pré-história.
Pelo menos 70% das nossas
interações pessoais derivam de sinais não-verbais. Existem emoções, frases e
experiências humanas que não podem ser descritas com palavras. No entanto, a
tecnologia avançou e hoje em dia quase tudo pode ser transmitido por meio de
uma mensagem.
Os emojis são a melhor forma de
adicionar emoção a uma conversa puramente textual. Muitas vezes, as palavras
não são suficientes para dar um significado claro a uma frase e uma carinha
triste ou feliz por completá-la e dar o significado correto para a mensagem.
Com emojis, você acrescenta à mensagem, de maneira simples e precisa, a ideia
de sentimentos como alegria, preocupação, emoção, carinho e muitos mais.
Abaixo, mostramos um exemplo de
como a mesma mensagem pode mudar seu significado dependendo do emoji que a
acompanha:
Desta forma, eles também ajudam a
se conectar com os usuários em um nível emocional, ganhando mais proximidade,
transmitindo emoções às pessoas enquanto deixam as mensagens visualmente mais
lúdicas. E não é apenas a Botmaker quem diz, é a ciência 🤓!
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de
Edge Hill, no Reino Unido, os emojis permitem que a comunicação não-verbal seja
representada em gestos e expressões faciais.
Por outro lado, quando se trata de
mensagens negativas, o uso dos emojis reduz o impacto emocional sobre o
receptor. Isso acontece porque o cérebro lê os emojis como informações
não-verbais que se traduzem em emoções. Vyvyan Evans, professor de Linguística
na Universidade de Bangor no Reino Unido e autor do livro "The Emoji
Code", argumenta que os emojis facilitam uma comunicação mais eficaz.
Ao lado de todas essas novidades na
comunicação escrita, utilizamos três tipos de figuras: os emoticons,
que são representações tipográficas de expressões faciais, como :) que se
transforma automaticamente em ☺ pelo editor de texto Microsoft Word;
os emojis6, que são gravuras produzidas com a tecnologia
criada por um grupo sem fins lucrativos denominado Consórcio UNICODE e os
Stickers, figurinhas disponíveis em algumas plataformas como o Facebook,
por exemplo.
Os emojis são pequenos ícones padronizados
que representam emoções, objetos ou símbolos, enquanto os stickers são imagens
maiores e mais elaboradas, que podem incluir ilustrações, animações e textos.
Definir um tom de voz em sua comunicação e
em seu bot é fundamental e os emojis têm muita relevância nisso. A inclusão e a
escolha de emojis fazem parte da construção da personalidade do seu bot e é
muito importante que o uso deles esteja dentro do tom de voz que sua empresa
usa para se comunicar, pois é assim que seu bot se torna um melhor
representante da marca.
Assim como na Língua Brasileira de
Sinais (LIBRAS), a LIBRAS possui sinais icônicos, que são os sinais que se
assemelham visualmente ao significado que eles representam. São configurações
que replicam, ou expressam, o movimento, forma, tamanho, ou outras
características físicas de pessoas, animais e objetos para representá-los.
Alguns exemplos são:
·
Sinal de “peixe”: esse sinal pode ser
feito com as mãos imitando a barbatana do peixe.
·
Sinal de “grande”: esse sinal pode ser
feito com as mãos espaçadas, indicando esse “grande” espaço.
·
Sinal de “Bebê”: pode ser feito com os
braços imitando o movimento de segurar um bebê no colo.
·
Sinal de “Comer”: pode ser feito com a
mão levando um alimento à boca.
·
Sinal de “Avião”: pode ser feito com as
mãos imitando as asas de um avião voando.
·
Sinal de “Escada”: pode ser feito com as
mãos imitando os degraus de uma escada subindo.
Esses são apenas alguns exemplos,
mas sinais icônicos são uma forma simples e prática para se comunicar com as
pessoas surdas, principalmente para as pessoas que estão começando a aprender a
Libras.
Mencionamos que os emojis são uma
forma de expressarmos nossas emoções e nossa escolha de uso pode alterar
drasticamente a frase ou a resposta que vamos receber. Segundo Linda Kaye,
pesquisadora que liderou o estudo na Universidade Edge Hill, quando uma pessoa
vê emojis, diferentes regiões do cérebro se ativam 🧠.
Quem usa emojis tende a ser visto
como mais simpático, seja um humano ou um robô. Da mesma forma, essas pessoas
também geralmente são consideradas como mais receptivas e mais empáticas, o que
também as torna mais acessíveis.
Estudos mostram que, quando vemos
um emoji de carinha sorridente como este 😊, várias partes do
cérebro se ativam como se estivéssemos olhando para um rosto de verdade
sorrindo, produzindo efeitos positivos no cérebro humano.
De acordo com a Unicode, atualmente existem um total exato de 3.019 emojis.
São muitas as possibilidades para gerar uma comunicação única e
personalizada.
No entanto, assim como acontece com
os sinais naturais, esses comportamentos naturais podem ser intencionalmente
mostrados a outra pessoa. Podemos chamar a atenção para o fato de que estarmos
tremendo, por exemplo, talvez exagerando o comportamento. Ao demonstrar
deliberadamente o comportamento, criamos um estímulo ostensivo que desencadeia
os mesmos processos de interpretação pragmática que outros atos intencionais de
comunicação.
Portanto, o crescente uso
dos emojis é uma tentativa de transmitir mais sentido de forma
mais econômica em determinados contextos de interação, mas, ao mesmo tempo,
fazendo emergir sentidos acrescidos de muitos outros significados,
especialmente, de emoções. As imagens são sempre mais fortes e é muito mais
fácil enviar um coração pulsando do que dizer para um amigo "eu te
amo".
As práticas sociais de linguagem
acontecem de forma complexa devido à inter-relação dos vários agentes e modos
de produção de sentido e das tecnologias que medeiam essas práticas. A
linguagem está em constante processo de mudança e se adapta às possibilidades e
às restrições presentes nas tecnologias digitais. As experiências passadas e as
atuais servem de insumo para os novos comportamentos, tanto para os
desenvolvedores de tecnologia como para seus usuários.
A ação de um agente pode
influenciar toda uma rede, como foi o caso da criação do grupo Unicode,
associado às tecnologias móveis e seus teclados de emojis, que
mudou a forma como interagimos, mediados pelos nossos smartphones e tablets,
no Twitter, no WhatsApp, no Facebook,
no Instagram e em outros ambientes virtuais.
É impossível prever quais novas
tecnologias vão surgir, como as redes sociais atuais vão se desenvolver ou se
serão substituídas por outras. No entanto, podemos prever que sempre haverá
mudanças. Novas formas de comunicação podem emergir, novos gêneros podem surgir
e outros poderão ter sua "relativa estabilidade" alterada.
Referências:
- SCOTT, Kate. Non-verbal communication online. In: SCOTT, Kate. Pragmatics online: language and digital media. Abingdon: Routledge, 2022. p. 82-107. Disponível em: https://padlet.com/giseldacostas/bibliografia-letramentos-e-multimodalidade-tbiem1st8pit/wish/KxJvagzRRRklWAg0. Acesso em: 13 abr. 2025.
- ADAMI, E.; KRESS, G. (2010). The social semiotics of convergent mobile devices: new forms of composition and the transformation of habitus. In: KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London and New York: Routledge, pp. 184-197.
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