APRESENTAÇÃO DE GIFS COMO TEXTO E PRAGMÁTICA ONLINE

 

            Depois de analisarmos algumas formas de comunicação não verbal como o silêncio, os emojis, vamos estudar o significado dos GIFS no processo de comunicação não verbal, a fim de identificar e examinar estes elementos comunicativos.

            Usado como comunicação de ordem não verbal online diária em conversas informais via mensagens digitais. O estudo se dá pela necessidade de um olhar mais analítico em relação à utilização da comunicação não verbal dentro do ambiente digital dos aplicativos de mensagens, a fim de responder ao questionamento sobre a influência destes recursos/dispositivos comunicativos no processo comunicativo.

            A comunicação é um ato recorrente entre os humanos, que fazem uso dela para diversos fins. Comunicar-se é fundamental para estabelecer relações entre pessoas e atingir objetivos fazendo uso desta comunicação. O poder que ela exerce entre os indivíduos é alto, e traz à tona as formas de comunicar-se desde as formas mais primitivas até as mais modernas. O fato é que, com o avanço das tecnologias e das linguagens, a comunicação passou a ser mais simples, rápida, prática e com o claro objetivo de facilitar o ato comunicativo entre as pessoas.

             Seguindo com os elementos substitutos em detrimento da comunicação verbal, temos os GIFs. Estes são mais parecidos, em termos de formatação, com as figurinhas. A definição de GIF é, segundo o Dicionário de Cambridge, “um tipo de arquivo de computador que contém uma imagem estática ou em movimento. GIF é a abreviação para ‘Formato de Intercâmbio Gráfico’ (tradução nossa). Os GIFs são animações (ou vídeos curtos) em formatos mais leves criados em 1987 pela CompuServ, nos Estados Unidos, para serem de envio rápido em mensagens de texto. Alguns GIFs podem apresentar elementos verbais, como símbolos, letras e até palavras da língua a que se refere para auxiliar no processo de interpretação, porém, a maior parte utiliza-se apenas da linguagem não verbal, uma animação/imagem mais adequada ao que a palavra escrita em si teria. Usamos abaixo um exemplo de GIF (figura 2). O GIF em questão traz uma idéia de não entendimento em relação ao contexto da conversa apresentada anteriormente pelo interlocutor, tendo em vista que ele é caracterizado por um ponto de interrogação que se move e um boneco representando um indivíduo com expressão de dúvida (mãos se mexendo próximas ao queixo). Para isso, o elemento verbal de ponto de interrogação e a expressão do desenho da imagem são determinantes para demonstrar esta ideia ou sentimento de dúvida – interpretação livre nossa; consentindo-se compreensão entre as partes.

Imagem: Gatinho com olhar de “pidão”

Imagem: Nazaré fazendo cálculo, pensativa.

Imagem: Nazaré vingativa

Referência:  

  • SCOTT, Kate. Non-verbal communication online. In: SCOTT, Kate. Pragmatics online: language and digital media. Abingdon: Routledge, 2022. p. 82-107. Disponível em: https://padlet.com/giseldacostas/bibliografia-letramentos-e-multimodalidade-tbiem1st8pit/wish/KxJvagzRRRklWAg0. Acesso em: 13 abr. 2025.


 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FILOSOFIA DA LINGUAGEM - AUSTIN E SEARLE E OS ATOS DE FALA

LINGUÍSTICA: O QUE É, TIPOS, E PENSADORES